Instituto Pensar - Autorreforma do PSB: planejamento é fundamental para o desenvolvimento

Autorreforma do PSB: planejamento é fundamental para o desenvolvimento

por: Ana Paula Siqueira 


Presidente do PSB Nacional, Carlos Siqueira, participou do segundo debate sobre a Autorreforma com a participação do ex-governador Márcio França. Foto: Reprodução

Autorreforma do PSB propõe um Plano Nacional de Desenvolvimento baseado no planejamento que para que o país possa se desenvolver em todas as suas potencialidades e garantir oportunidades para a população. É o que defendem os presidentes do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Carlos Siqueira, e da Fundação João Mangabeira (FJM), Márcio França.

Os dois socialistas participaram nesta segunda-feira (3) da segunda live realizada no ciclo de debates sobre a Autorreforma do PSB sobre o tema "Brasil: potência criativa e sustentável?.

Luta central é contra a desigualdade

Siqueira recordou que, em 50 anos, o país deixou de ser predominantemente agrícola para se tornar urbano e industrial. E que, apesar de estar entre as maiores economias do mundo, vencer as desigualdades ainda é o maior desafio.

"A luta central é a desigualdade social. Mas essa luta não se faz sem desenvolver as potencialidades, que são identificadas pelas teses da Autorreforma.?
Carlos Siqueira

Leia também: "Brasil não pode se submeter a modelos internacionais?, diz Siqueira

Educação, ciência e tecnologia

Para que o Brasil alcance o desenvolvimento e enfrente a desigualdade social, o presidente do PSB defende educação pública de qualidade e universal. Bem como investimentos em ciência e tecnologia.

"A indústria brasileira tem que ser competitiva. Para isso, só se pode fazer com ciência, tecnologia e inovação. E o Brasil tem todas as condições de fazer uma nova indústria com base no conhecimento. Essa indústria só pode ser criada se houver investimento.?
Carlos Siqueira

Siqueira observa que esses investimentos tornarão possível proteger a Amazônia e desenvolver a indústria do país ao mesmo tempo. "Somos um país exportador de commodities e minério. A pergunta é por que não pode ser industrializada aqui, pelo menos uma boa parte, para termos valor agregado. Apenas isso criaria milhões de empregos?.

O dirigente socialista reforça que este não é um trabalho para um único governo. E que é fundamental planejar o país a curto, médio e longo prazo. "Requer planejamento estratégico que o Brasil não teve nas últimas décadas?, pontuou.

Ampliar a comunicação sobre Autorreforma

Para Márcio França é fundamental que o partido consiga compartilhar suas propostas de maneira clara e se aproximar da população. "Precisamos traduzir em palavras simples as coisas complexas?, enfatizou.

"Nossa tarefa é conseguir criar um mecanismo para que as pessoas nos entendam e convencer as pessoas da nossa tarefa. A ideia da Autorreforma é o que podemos fazer para que as pessoas possam participar mais.?
Márcio França

França lembrou as mudanças que a pandemia da Covid-19 impôs e dos inúmeros desafios que se seguirão. Sobretudo, para as crianças das escolas públicas que, em sua maioria, não conseguem assistir às aulas remotas por não terem acesso à dispositivos como computadores e à internet.

Na visão de França, educação também é fundamental para que os gestores aprendam a empregar os recursos públicos. "Temos que ensinar as pessoas a lidar com o dinheiro público. Muita gente não erra de propósito?, observou.

Leia também: Educação é uma das prioridades da Autorreforma do PSB

Autorreforma do PSB

Para o PSB, o desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção têm na tecnologia um ponto de inflexão. A velocidade da revolução tecnológica em curso no mundo colocou a inovação e a criatividade como fatores determinantes e centrais para o desenvolvimento.

"É preciso reinventar o fazer político; mobilizar a sociedade para a luta pela redução das desigualdades; proporcionar, principalmente à juventude brasileira, uma perspectiva política pela qual valha a pena viver e lutar. Harmonizar o sonho de cada pessoa com a utopia da felicidade coletiva.?
Autorreforma do PSB

Ciclo de debates sobre a Autorreforma

O ciclo de debates para discutir a Autorreforma do PSB começou no dia 20 de abril com a live "Socialismo Criativo e o partido que queremos construir?. Neste segundo encontro, a mediação foi feita pelo membro da Comissão da Autorreforma do Partido Socialista Brasileiro, Paulo Bracarense.

Os debates serão realizados quinzenalmente até 26 de julho, sempre às segundas-feiras, às 19h, com transmissões ao vivo pelos canais do PSB na internet. As discussões são abertas à participação de qualquer interessado, em cumprimento à proposta dos socialistas de discutir a reformulação do partido com a sociedade.

As coordenações da FJM nos estados e no Distrito Federal são responsáveis por organizar as discussões sobre cada tese da Autorreforma ? proposta no cronograma prévio nacional ? com a militância, parlamentares, chefes de Executivos estaduais e municipais do partido e população local. A intenção é adaptar as propostas à realidade de cada região e referendá-las nos congressos municipais (em setembro), e estaduais (em outubro) para, então, serem levadas ao Congresso Nacional, em novembro.

O processo vem sendo discutido pela militância socialista desde novembro de 2019, quando foi colocado em consulta pública o documento-base para a atualização do manifesto de fundação e do programa do PSB.

Confira a live na íntegra

Compartilhe!



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: